Na senda das tertúlias de antigamente, estes serão encontros informais, para conversarmos sobre livros e leituras, para lermos em voz alta, para ligarmos a literatura a outras artes. Enfim, para partilharmos emoções, palavras, experiências.

quarta-feira, 20 de março de 2013

J. Rentes de Carvalho e as Quartas com Letras

Uma pequena Comunidade de Leitores reúne mensalmente no Litoral Alentejano desde Novembro de 2011. Chama-se Quartas com Letras e é promovida pela Quadricultura Associação, sem qualquer outro apoio público ou privado.

No próximo dia 17 de Abril, a partir das 20:30, falaremos de J.Rentes de Carvalho.
E não é que o autor descobriu o nosso post anterior e nos mencionou aqui ? http://tempocontado.blogspot.pt . Vejam bem:

Pequeninas coisas

 “São momentos, pequeninas coisas, a alegria simples dos gestos gratuitos, mas tão valiosos.
Nasce o dia cinzento, amorrinhado, de frio e vento cortante, árvores nuas, céu de nuvens negras. O acaso do Google traz-me
aqui. Descobrindo-me vizinho de Fernando Pessoa tenho de sorrir, e de repente o céu parece menos trombudo, adivinha-se nele uma réstia de azul.”

 

Atrevemo-nos a escrever ao escritor:
Caro José Rentes de Carvalho,
 Em nome de todos os participantes das Quartas com Letras, promovidas pela Quadricultura Associação, gostaria de lhe transmitir a grande felicidade e a honra que sentimos ao ver que somos os causadores involuntários dessa alegria, pequenina, mas valiosa.
Ao José (permita-me que o trate assim), um agradecimento sentido, por engrandecer, com as suas obras, uma pequena comunidade de leitores do Litoral Alentejano.
Um abraço,
Paula Cusati

E o grande Rentes de Carvalho respondeu-nos assim:
“Cara Paula,
A alegria mais intensa e valiosa que um escritor pode sentir não é a das vendas ou a do badalar do nome, sim a do testemunho sincero e inesperado dos seus leitores. Graças a Deus nunca me faltaram, mas cada uma que chega traz consigo a alegria da novidade, é como se fosse a primeira, sempre ingénua e boa como as emoções da adolescência.
Assim, sou eu que grato lhe fico, vos fico, pela alegria de pela leitura me sentir acarinhado e convosco.
Abraço para todos.
José”

www.jrentesdecarvalho.com
http://tempocontado.blogspot.com

Para lhe agradecer mais uma vez, deixo as palavras da Isabel Alves, membro da Direção da Quadricultura e principal responsável pela existência das Quartas com Letras, que resume magnificamente o que todos sentimos:
“Termos sido alvo da atenção de um escritor deixa-nos certamente orgulhosos, que divulga a nossa existência é um verdadeiro privilégio, que nos responde com palavras de carinho e humildade nem sei se merecemos tanto! Nestes momentos sinto que tudo faz sentido e que vale verdadeiramente a pena sermos as Quartas com Letras.”

6 comentários:

Anónimo disse...

Perdoem-me o negrito deste post, mas falhei redondamente sempre que o tentei anular!
Paula Cusati

Anónimo disse...

Descobri o "Quartas com Letras"precisamente depois de ler "Tempo Contado" de J.Rentes de Cavalho e ter ido parar ao seu blog de mesmo nome, pois gostei do livro e fiquei com curiosidade de ler mais e saber mais sobre o seu autor. Pena o Quartas com Letras ficar longe, mas a vida dá muitas voltas e quem sabe ainda virei a ser vossa companheira de leituras. Continuem com este excelente trabalho, vou continuar a seguir-vos por aqui.
Manuela

Anónimo disse...

Cara Manuela, agradecemos as suas palavras e esperamos que um dia se junte às Quartas com Letras!
Um abraço,
Paula Cusati

André disse...

Petição para a Publicação de «Portugal, a Flor e a Foice» de José Rentes de Carvalho. Vejam aqui: http://www.peticaopublica.com/?pi=PFLJRC Se concordarem, assinem e divulguem. Obrigado.

Anónimo disse...

Bem, noutros tempos, em Portugal, J. Rentes de Carvalho era uma espécie de "autor de culto" que só uns poucos, assim em pequenos círculos de amigos ou de leitores (como vós) conhecíamos. Era assim como um grande Vinho só para os "connaisseurs". Afamado e aclamado lá fora, desconhecido e ignorado cá onde estava a raiz da cepa, apesar de algumas obras por cá publicadas em editoras que até chegaram a falir. Em boa hora a Quetzal e o Círculo de Leitores o resgataram desse injusto esquecimento (e neste particular, é justo salientar o papel de Francisco José Viegas, ainda antes de ser Secretário de Estado da Cultura, como director da rev. Ler).
Saudações para o círculo das Quartas com Letras e boas leituras!
H. de Campos

Anónimo disse...

Caro H. de Campos,
Um abraço de todos os leitores das Quartas com Letras.
Paula Cusati