Na senda das tertúlias de antigamente, estes serão encontros informais, para conversarmos sobre livros e leituras, para lermos em voz alta, para ligarmos a literatura a outras artes. Enfim, para partilharmos emoções, palavras, experiências.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Amanhã há Quartas com Letras!


É já amanhã, às 20:30, mais um encontro das Quartas com Letras. Falaremos do livro Um Amor Feliz, de David Mourão-Ferreira.  
As leituras e as conversas, no entanto, não se limitarão a este livro e a este autor. Para quem não conseguiu ler o livro sugerido, propomos que tragam as vossas leituras actuais ou as vossas preferidas sobre a temática do Amor.  Contamos com a vossa participação! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Optei pela leitura de um clássico, ultra-romântico, pelo tema do próximo Encontro.

Consegui ler o livro 'AMOR DE PERDIÇÃO' do Camilo Castelo Branco.

É o exacerbar do amor que só encontra realização no plano da transcedência, por via da morte.

Com escreve Camilo "O amor só vive pelo sofrimento e cessa com a felicidade; porque o amor feliz é a perfeição dos mais belos sonhos, e tudo que é perfeito, ou aperfeiçoado, toca o seu fim"

Toda a ecsrita está num registo deveras pesado!

Simão perguntou por Mariana (…)
Veio João da Cruz, e a chorar se lastimou de perder a filha, porque a via delirante a falar em forca e a pedir que a matassem primeiro. Agudíssima foi a dor do académico (Simão) ao compreender, como se instantaneamente lhe figurasse a verdade, que Mariana o amava ao extremo de morrer. Por um momento lhe esvaiu do coração a imagem de Teresa, se é possível. Assim pensa-lo, vê-la-ia porventura como um anjo redimido em serena contemplação do seu criador, e veria Mariana como o símbolo da tortura, morrer a pedaços, sem instantes remunerados que lhe dessem a glória desse martírio. Uma, morreria amada; outra agonizando, sem ter ouvido a palavra “amor” dos lábios que escassamente balbuciavam frias palavras de gratidão.

.... mas surpreendentemente há no livro uma página totalmente ANTI-ROMÂNTICA e bem humurada até.

É a surpresa que tenho para amanhã.

Até lá
Isabel