Na senda das tertúlias de antigamente, estes serão encontros informais, para conversarmos sobre livros e leituras, para lermos em voz alta, para ligarmos a literatura a outras artes. Enfim, para partilharmos emoções, palavras, experiências.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Foi assim o nosso jantar!

Literalmente ‘raptado’ da Capela da Misericórdia de Sines, após uma magnífica conversa com Joaquim Gonçalves, grande livreiro, directamente para a sede da Quadriculturativemos o privilégio de ter connosco o Afonso Cruz que teve a amabilidade de partilhar com esta pequena comunidade de leitores último encontro da temporada, em que convivemos à volta da mesa num jantar literário.



Como é habitual, todos participaram com saborosas iguarias cuja fonte de inspiração literária é transmitida em momentos de partilha verdadeiramente enriquecedores.


Especialmente para que Afonso Cruz se sentisse um pouco ‘em casa’ não faltou na mesa o borrego assado, a sopa dourada, vinhos e doçaria conventual tal como no banquete e Última Ceia da encenação preparada para a velha Antónia, numa das passagens mais criativas e hilariantes do seu livro Jesus Cristo Bebia Cerveja.














A personalidade do Afonso Cruz encantou-nos com as suas experiências literárias, com a sua visão da vida e das coisas de uma forma lúcida e profunda e contudo traduzida com uma imensa simplicidade de pensamento e de palavras.

O serão estendeu-se bem para lá da meia-noite, mas pareceu-nos demasiado curto!



 

Não resisto a transcrever as suas próprias palavras:

 

Ao comer enquanto se conversa, dá-se carne às palavrase elas ganham corpo. A comida entra-nos no estômago ensopada em histórias. Há um casamento das palavras com a salada, das histórias com o bife, das conversas com o vinho ….

 

 foi assim o nosso jantar.


Isabel Borges Alves

 


 

Sem comentários: